Quem Sabe Responde: Produção de pimenta malagueta

13:15 , 0 Comments

“Quantos tipos de pimenta malagueta existem e quais são as mais comercializadas?”
É a pergunta enviada pelo Enilton Pereira de Castro. O engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL), José Jalme Calheiros, é quem esclarece a questão.
Ele afirma que a pimenta malagueta pertence à espécie C. frutescens e é originária da Bacia Amazônica, cultivada principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Trata-se de uma das espécies mais conhecidas no Brasil e consumida sobre a forma de conservas do fruto em vinagre ou azeite.
A pimenta malagueta apresenta variações no tamanho e na coloração – podem ser verdes, amarelas e vermelhas –, sendo as mais comercializadas:
Malaguetinha – 1,5 cm de comprimento por 0,3 a 0,4 cm de largura;
Malaguetão – 3 a 4 cm de comprimento por 0,8 a 1,0 cm de largura;
Malagueta vermelha  – apresenta frutos maduros vermelhos, com 1,5 a 3,0 cm de comprimento por 0,4 a 0,5 cm de largura.
O produtor que deseja adquirir as sementes de pimenta pode encontrá-las nas seguintes companhias: Horticeres, Topssed, Isla, Sakata-Sudameris e na Embrapa Hortaliças.
Cultivo de pimenta malagueta - Segundo o agrônomo, a pimenteira é cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura para se obter um produto de alto valor comercial e com menor custo de produção. Na região Centro-Sul do Brasil as temperaturas ideais ocorrem na primavera e verão com a semeadura nos meses de agosto a janeiro. Em regiões de inverno ameno pode-se cultivar a pimenta o ano todo sem restrições e no Nordeste, deve-se evitar o plantio na estação chuvosa.
TemperaturaEntre 16° a 35°C. Menor que 16º prejudica o desenvolvimento vegetativo e maior que 35º  provoca o aborto dos frutos
Umidade Entre 50% a 70% para favorecer o florescimento
SoloArenoso e com boa drenagem, pois a pimenteira é sensível a salinidade. O PH indicado fica entre 5 a 5,7. 
A cada dois anos a lavoura deve ser renovada e não é recomendado o plantio consecutivo de pimentas em uma mesma área, sendo indicada a rotação de cultura por pelo menos dois anos com gramíneas e leguminosas.
No que diz respeito a adubação, o José Jalme Calheiros recomenda uma análise prévia do solo antes de qualquer procedimento e aponta alguns sistemas:  a calagemadubação de plantio,adubação de cobertura e a fertirrigação.
Colheita de pimenta malagueta - Tem início 120 dias após o transplante e pode prolongar-se por mais de um ano. Durante o inverno as plantas deixam de produzir e com o período de chuvas, através da irrigação e adubação, as plantas recuperam o vigor e de 3 a 4 meses recomeça um novo ciclo de produção. 
Doenças e pragas da pimenta 
pimenta malagueta, produção de pimenta, Murcha-de-fitóftoraMurcha de fitóftora



Oídio, produção de pimenta malagueta, cultivo de pimenta Oídio 


Antracnose, produção de pimenta, cultivo de pimentaAntracnose 




mancha bacteriana, produção de pimenta, pimenta malagueta Mancha bacteriana 



ácaros, produção de pimenta, ácaros na pimenta Ácaros 

Pulgão, produção de pimenta, cultivo de pimenta Pulgão



broca da pimenta, broca do fruto, pragas da pimenta, produção de pimenta Broca da pimenta

José Jalme salienta que, uma vez a planta sendo atingida, não é fácil o controle das doenças. Portanto, é importante que o produtor adote as seguintes medidas preventivas:
-  Cultivar em áreas bem ventiladas e terrenos onde a água da chuva ou de irrigação não fiquem acumuladas;
- Adubar corretamente a área baseando-se nas análises de solo;
- Planejar a cultura em áreas distantes de outros produtores de pimentas e pimentão;
- Plantar sementes de boa qualidade  ou mudas produzidas por pessoas bem capacitadas;
Pulverizar as plantas preventivamente com produtos registrados para a cultura;
- Erradicar plantas hospedeiras nativas, solanáceas silvestres, solanáceas cultivadas e voluntárias;
- Evitar plantios novos em áreas adjacentes a plantios mais antigos;
- Incorporar ou queimar os restos culturais;
- Aplicar preventivamente inseticidas acaricidas; 
- Ter familiaridade com os equipamentos de pulverização, que devem ser de boa qualidade e sujeitos a manutenção periódica.
- Produzir mudas em viveiros construídos em local afastado dos campos de produção e protegidos por telas que evitem a entrada de tripés pulgões;
- Se registrado o produto, usar inseticida de solo somente na fase de sementeira, além de pulveirizações periódicas com produtos de ação sistêmica ou de contato, na sementeira e na fase inicial da cultura;
- Intensificar as pulveirizações durante os períodos imediatamente anterior e posterior aotransplante (fase em que a planta é transferida de local), quando as plantas estão mais susceptíveis as viroses.
Rendimento e custos de produção - A produtividade média da pimenta malagueta é de 10t/ha, em boas condições ambientais e de manejo pode-se atingir a produtividade de 14t/ha.
Mas, o engenheiro agrônomo aponta que os coeficientes técnicos para um hectare, com plantel de 10.000 plantas, os custos de implantação no 1º ano são em média de R$ 95.000,00 e a partir do 2º ano chegam a R$ 80.000,00. Cada planta pode produzir cerca de 2kg a 4kg e o plantel gerar rendimentos no 1º e 2º anos, respectivamente, de 20.000 t e 40.000 t. 

Apenas um aficcionado por pimentas com vontade de compartilhar informações.

0 comentários: