Quem Sabe Responde: Produção de pimenta malagueta
“Quantos tipos de pimenta malagueta existem e quais são as mais comercializadas?”
É a pergunta enviada pelo Enilton Pereira de Castro. O engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL), José Jalme Calheiros, é quem esclarece a questão.
Ele afirma que a pimenta malagueta pertence à espécie C. frutescens e é originária da Bacia Amazônica, cultivada principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Trata-se de uma das espécies mais conhecidas no Brasil e consumida sobre a forma de conservas do fruto em vinagre ou azeite.
A pimenta malagueta apresenta variações no tamanho e na coloração – podem ser verdes, amarelas e vermelhas –, sendo as mais comercializadas:
Malaguetinha – 1,5 cm de comprimento por 0,3 a 0,4 cm de largura;
Malaguetão – 3 a 4 cm de comprimento por 0,8 a 1,0 cm de largura;
Malagueta vermelha – apresenta frutos maduros vermelhos, com 1,5 a 3,0 cm de comprimento por 0,4 a 0,5 cm de largura.
O produtor que deseja adquirir as sementes de pimenta pode encontrá-las nas seguintes companhias: Horticeres, Topssed, Isla, Sakata-Sudameris e na Embrapa Hortaliças.
Cultivo de pimenta malagueta - Segundo o agrônomo, a pimenteira é cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura para se obter um produto de alto valor comercial e com menor custo de produção. Na região Centro-Sul do Brasil as temperaturas ideais ocorrem na primavera e verão com a semeadura nos meses de agosto a janeiro. Em regiões de inverno ameno pode-se cultivar a pimenta o ano todo sem restrições e no Nordeste, deve-se evitar o plantio na estação chuvosa.
Temperatura | Entre 16° a 35°C. Menor que 16º prejudica o desenvolvimento vegetativo e maior que 35º provoca o aborto dos frutos |
Umidade | Entre 50% a 70% para favorecer o florescimento |
Solo | Arenoso e com boa drenagem, pois a pimenteira é sensível a salinidade. O PH indicado fica entre 5 a 5,7. |
A cada dois anos a lavoura deve ser renovada e não é recomendado o plantio consecutivo de pimentas em uma mesma área, sendo indicada a rotação de cultura por pelo menos dois anos com gramíneas e leguminosas.
No que diz respeito a adubação, o José Jalme Calheiros recomenda uma análise prévia do solo antes de qualquer procedimento e aponta alguns sistemas: a calagem, adubação de plantio,adubação de cobertura e a fertirrigação.
Colheita de pimenta malagueta - Tem início 120 dias após o transplante e pode prolongar-se por mais de um ano. Durante o inverno as plantas deixam de produzir e com o período de chuvas, através da irrigação e adubação, as plantas recuperam o vigor e de 3 a 4 meses recomeça um novo ciclo de produção.
Doenças e pragas da pimenta
Murcha de fitóftora
Oídio
Antracnose
Mancha bacteriana
Ácaros
Pulgão
Broca da pimenta
José Jalme salienta que, uma vez a planta sendo atingida, não é fácil o controle das doenças. Portanto, é importante que o produtor adote as seguintes medidas preventivas:
- Cultivar em áreas bem ventiladas e terrenos onde a água da chuva ou de irrigação não fiquem acumuladas;
- Adubar corretamente a área baseando-se nas análises de solo;
- Planejar a cultura em áreas distantes de outros produtores de pimentas e pimentão;
- Plantar sementes de boa qualidade ou mudas produzidas por pessoas bem capacitadas;
- Pulverizar as plantas preventivamente com produtos registrados para a cultura;
- Erradicar plantas hospedeiras nativas, solanáceas silvestres, solanáceas cultivadas e voluntárias;
- Evitar plantios novos em áreas adjacentes a plantios mais antigos;
- Incorporar ou queimar os restos culturais;
- Aplicar preventivamente inseticidas e acaricidas;
- Ter familiaridade com os equipamentos de pulverização, que devem ser de boa qualidade e sujeitos a manutenção periódica.
- Produzir mudas em viveiros construídos em local afastado dos campos de produção e protegidos por telas que evitem a entrada de tripés e pulgões;
- Se registrado o produto, usar inseticida de solo somente na fase de sementeira, além de pulveirizações periódicas com produtos de ação sistêmica ou de contato, na sementeira e na fase inicial da cultura;
- Intensificar as pulveirizações durante os períodos imediatamente anterior e posterior aotransplante (fase em que a planta é transferida de local), quando as plantas estão mais susceptíveis as viroses.
Rendimento e custos de produção - A produtividade média da pimenta malagueta é de 10t/ha, em boas condições ambientais e de manejo pode-se atingir a produtividade de 14t/ha.
Mas, o engenheiro agrônomo aponta que os coeficientes técnicos para um hectare, com plantel de 10.000 plantas, os custos de implantação no 1º ano são em média de R$ 95.000,00 e a partir do 2º ano chegam a R$ 80.000,00. Cada planta pode produzir cerca de 2kg a 4kg e o plantel gerar rendimentos no 1º e 2º anos, respectivamente, de 20.000 t e 40.000 t.
0 comentários: