Quem Sabe Responde: Produção de pimenta malagueta

13:15 , 0 Comments

“Quantos tipos de pimenta malagueta existem e quais são as mais comercializadas?”
É a pergunta enviada pelo Enilton Pereira de Castro. O engenheiro agrônomo e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL), José Jalme Calheiros, é quem esclarece a questão.
Ele afirma que a pimenta malagueta pertence à espécie C. frutescens e é originária da Bacia Amazônica, cultivada principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás. Trata-se de uma das espécies mais conhecidas no Brasil e consumida sobre a forma de conservas do fruto em vinagre ou azeite.
A pimenta malagueta apresenta variações no tamanho e na coloração – podem ser verdes, amarelas e vermelhas –, sendo as mais comercializadas:
Malaguetinha – 1,5 cm de comprimento por 0,3 a 0,4 cm de largura;
Malaguetão – 3 a 4 cm de comprimento por 0,8 a 1,0 cm de largura;
Malagueta vermelha  – apresenta frutos maduros vermelhos, com 1,5 a 3,0 cm de comprimento por 0,4 a 0,5 cm de largura.
O produtor que deseja adquirir as sementes de pimenta pode encontrá-las nas seguintes companhias: Horticeres, Topssed, Isla, Sakata-Sudameris e na Embrapa Hortaliças.
Cultivo de pimenta malagueta - Segundo o agrônomo, a pimenteira é cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura para se obter um produto de alto valor comercial e com menor custo de produção. Na região Centro-Sul do Brasil as temperaturas ideais ocorrem na primavera e verão com a semeadura nos meses de agosto a janeiro. Em regiões de inverno ameno pode-se cultivar a pimenta o ano todo sem restrições e no Nordeste, deve-se evitar o plantio na estação chuvosa.
TemperaturaEntre 16° a 35°C. Menor que 16º prejudica o desenvolvimento vegetativo e maior que 35º  provoca o aborto dos frutos
Umidade Entre 50% a 70% para favorecer o florescimento
SoloArenoso e com boa drenagem, pois a pimenteira é sensível a salinidade. O PH indicado fica entre 5 a 5,7. 
A cada dois anos a lavoura deve ser renovada e não é recomendado o plantio consecutivo de pimentas em uma mesma área, sendo indicada a rotação de cultura por pelo menos dois anos com gramíneas e leguminosas.
No que diz respeito a adubação, o José Jalme Calheiros recomenda uma análise prévia do solo antes de qualquer procedimento e aponta alguns sistemas:  a calagemadubação de plantio,adubação de cobertura e a fertirrigação.
Colheita de pimenta malagueta - Tem início 120 dias após o transplante e pode prolongar-se por mais de um ano. Durante o inverno as plantas deixam de produzir e com o período de chuvas, através da irrigação e adubação, as plantas recuperam o vigor e de 3 a 4 meses recomeça um novo ciclo de produção. 
Doenças e pragas da pimenta 
pimenta malagueta, produção de pimenta, Murcha-de-fitóftoraMurcha de fitóftora



Oídio, produção de pimenta malagueta, cultivo de pimenta Oídio 


Antracnose, produção de pimenta, cultivo de pimentaAntracnose 




mancha bacteriana, produção de pimenta, pimenta malagueta Mancha bacteriana 



ácaros, produção de pimenta, ácaros na pimenta Ácaros 

Pulgão, produção de pimenta, cultivo de pimenta Pulgão



broca da pimenta, broca do fruto, pragas da pimenta, produção de pimenta Broca da pimenta

José Jalme salienta que, uma vez a planta sendo atingida, não é fácil o controle das doenças. Portanto, é importante que o produtor adote as seguintes medidas preventivas:
-  Cultivar em áreas bem ventiladas e terrenos onde a água da chuva ou de irrigação não fiquem acumuladas;
- Adubar corretamente a área baseando-se nas análises de solo;
- Planejar a cultura em áreas distantes de outros produtores de pimentas e pimentão;
- Plantar sementes de boa qualidade  ou mudas produzidas por pessoas bem capacitadas;
Pulverizar as plantas preventivamente com produtos registrados para a cultura;
- Erradicar plantas hospedeiras nativas, solanáceas silvestres, solanáceas cultivadas e voluntárias;
- Evitar plantios novos em áreas adjacentes a plantios mais antigos;
- Incorporar ou queimar os restos culturais;
- Aplicar preventivamente inseticidas acaricidas; 
- Ter familiaridade com os equipamentos de pulverização, que devem ser de boa qualidade e sujeitos a manutenção periódica.
- Produzir mudas em viveiros construídos em local afastado dos campos de produção e protegidos por telas que evitem a entrada de tripés pulgões;
- Se registrado o produto, usar inseticida de solo somente na fase de sementeira, além de pulveirizações periódicas com produtos de ação sistêmica ou de contato, na sementeira e na fase inicial da cultura;
- Intensificar as pulveirizações durante os períodos imediatamente anterior e posterior aotransplante (fase em que a planta é transferida de local), quando as plantas estão mais susceptíveis as viroses.
Rendimento e custos de produção - A produtividade média da pimenta malagueta é de 10t/ha, em boas condições ambientais e de manejo pode-se atingir a produtividade de 14t/ha.
Mas, o engenheiro agrônomo aponta que os coeficientes técnicos para um hectare, com plantel de 10.000 plantas, os custos de implantação no 1º ano são em média de R$ 95.000,00 e a partir do 2º ano chegam a R$ 80.000,00. Cada planta pode produzir cerca de 2kg a 4kg e o plantel gerar rendimentos no 1º e 2º anos, respectivamente, de 20.000 t e 40.000 t. 

0 comentários:

Pesquisa busca melhorar o cultivo da pimenta

Campus de Sobral instalou telado agrícola para desenvolver pesquisa com pimenta tabasco
O campus de Sobral do IFCE instalou um telado agrícola para desenvolver pesquisa que pode ajudar a melhorar o cultivo da pimenta tabasco. A produção da hortaliça é uma importante opção de receita e ocupação de mão de obra regional.
A pesquisa teve início em agosto do ano passado. O objetivo é estudar o comportamento da cultura ao longo do ciclo da pimenta (desde o plantio até a produção final), quando submetida a diferentes lâminas de irrigação e frequências de aplicação de água. O ciclo dura de seis a sete meses.
Os trabalhos são coordenados pelo professor Manoel Valnir Júnior, do eixo de Recursos Naturais (cursos Tecnologia em Irrigação e Drenagem e Técnico em Fruticultura). Após os resultados, será publicado um artigo científico.
Telado agrícola conta com 12 vasos em um ambiente protegido (foto: Tiago Braga)
Tiago Braga - Sobral

0 comentários:

Tenha um jardim de pimentas

Da horta à decoração, as pimentas conferem um charme a qualquer ambiente. Saiba como colocar esse tempero especial em casa

Após conquistarem a cozinha com seu sabor marcante e versatilidade nas receitas, as pimentas passaram a ocupar espaços de destaque também na decoração de casa. “O limite é a criatividade. Elas enfeitam e fazem bonito em canteiros, vasos ou jardins verticais”, enfatiza Valéria Côrrea, engenheira agrônoma do Primavera Garden Center.
Originárias das Américas, as pimentas do gênero Capsicum apresentam diversas cores – amarelo, laranja, roxo e verde – e são facilmente encontradas nas lojas especializadas e redes de varejo. “Entre as mais conhecidas estão a dedo-de-moça, malagueta e de cheiro. Mas há outras variações e novidades nas prateleiras, vale conferir”, diz a paisagista Anna Saraceni.

No verão o cultivo é favorecido. “Tratam-se de plantas que gostam de climas tropicais. Assim, em regiões mais frias, essa é a época ideal para o plantio”, conta Anna. Segundo o agricultor Marcelo Abumussi, da Fazenda Ituaú, esta é uma espécie que não produz no frio, somente nas estações mais quentes do ano.

Como plantar
Então, mãos à obra! O cultivo é simples e semelhante para todas as variedades – isso vale também para os pimentões. “O solo deve ser fértil, leve e bem drenado. É importante garantir o mínimo de seis horas de insolação diária, direta ou não”, ensina Anna.
A rega é outro ponto fundamental, pois a falta de água pode reduzir a produtividade. “De maneira geral, três vezes por semana é suficiente. Mas preste atenção na quantidade, pois o excesso também causa danos. Água demais pode facilitar a proliferação de doenças”, explica Valéria.
Planta tropical, a pimenta tabasco é de fácil cultivo
Acerte no vaso
Depois de aprender como plantar é preciso definir o local. Para quem não dispõe de muito espaço, vasos são ideais. “Se forem muito pequenos, elas devem ser plantadas individualmente”, alerta Anna. Já em vasos maiores é possível criar combinações com espécies variadas. “Mescle diferentes cores e formas dos frutos. O resultado é sempre decorativo e agradável, seja qual for a combinação”, conta Valéria.
Se o cultivo for realizado diretamente no solo ou em canteiros espaçosos, deve-se observar a distância entre as plantas. “É preciso respeitar o espaço mínimo entre cada planta para que todas cresçam saudáveis”, ressalta.
Vale lembrar que ao plantar diferentes variedades no mesmo local existe a possibilidade de ocorrer a polinização cruzada. “Isso pode alterar as características dos frutos, cor e forma, por exemplo. Para ornamentação pode ser uma experiência interessante”, diz Abumussi.
Apesar de não serem tóxicos, os exemplares cultivados com a finalidade de ornamentação podem conter agrotóxicos. “Nesse caso, os frutos não devem ser consumidos”, alerta Valéria. Além disso, é preciso atenção e cuidado para determinar o local onde os exemplares serão colocados, principalmente quando há crianças em casa. O simples manejo pode causar irritação na pele, boca e olhos.
Pimenta ornamental do Primavera Garden
Escala da ardência
A escala Scoville foi criada pelo químico norte-americano Wilbur Scoville, em 1912, para medir o grau de ardência das diferentes espécies de pimenta. O estudioso desenvolveu uma forma de mensurar a quantidade de capsaicina (ingrediente ativo que causa o ardor, cuja pontuação, quando pura, é de 15.000.000 a 16.000.000) presente em cada exemplar.
Confira algumas espécies e seus respectivos graus de ardência.*
- Bhut Jolkia - 1.001.304
- Red Savina - 577.000
- Habanero - 400.000
- Scoth Bonnet - 400.000
- Peter Pepper - 50.000
- Malagueta - 30.000
- Jalapeño - 15.000
- Dedo-de-moça - 10.000
- Poblano - 1.500
- Pimentão – 0
*Fonte Fazenda Ituaú

0 comentários:

Como plantar Pimenta Dedo-de-Moça (Capsicum baccatum)

Pimenta Dedo-de-Moça (Capsicum baccatum) possui de  8 a 10 cm de comprimento. É especialmente usada para fabricar molhos, na produção de temperos e, ainda, utilizada para realçar o sabor de várias receitas culinárias. Mas o motivo de adicioná-la como tempero nas refeições, sanduíches e salgadinhos, é mesmo pela ardência que provoca ao ser mastigada.

Originárias das Américas, as pimentas do gênero Capsicum apresentam diversas cores – amarelo, laranja, roxo e verde e são utilizadas na produção de geleias e doces, páprica picante, pizzas, pratos especiais, conservas, molhos líquidos, spray paralisante, utilizados em defesa pessoal, corantes e inseticidas em cultivos orgânicos e agroecológicos.

Seu uso como condimento é o principal mercado, mas o interesse pela pimenta como ornamentação vem fazendo diferença nas floriculturas, já que elas enfeitam e fazem bonito em canteiros, vasos ou jardins verticais. Uma de suas belezas está na mudança de cor durante o amadurecimento, que vai do verde, passa por tonalidades de laranja e se reveste de vermelho vivo. O brilho da pele colorida em contraste com o verde das folhas, portanto, tem levado a pimenteira para dentro de casas, escritórios e outros ambientes.

A pimenteira se adapta muito bem aos climas quentes. É sensível a baixas temperaturas e não tolera geadas. Por isso, deve ser cultivada nos meses de calor. Mesmo em vaso, o plantio pode ser para consumo próprio. Como alimento, a pimenta tem seu lado nutritivo. Contém vitamina A e é excelente fonte de vitamina C e B, além de possuir boa quantidade de magnésio, ferro e aminoácidos. Ela também tem efeito emagrecedor ao acelerar o metabolismo do organismo de quem a consome. O gosto forte do condimento está presente no caroteno, pigmentação que dá a cor vermelha à planta.

Como plantar a Pimenta Dedo-de-Moça

1- O solo deve ser fértil, leve e bem drenado.
2- Garanta o mínimo de seis horas de insolação diária, direta ou não.
3- Adquira mudas de produtores experientes ou, se preferir, faça o uso de sementes, comercializadas em casas do ramo. Neste último caso, a germinação ocorrerá de 15 a 20 dias após o plantio e as mudinhas devem ser mudadas quando apresentarem de 4 a 6 folhas, cerca de 50 a 60 dias após a semeadura no recipiente.
4- Plante a muda no vaso, tendo o cuidado para não ferir as raízes ao retirá-las da embalagem e irrigue regularmente porém evitando encharcamentos. O transplantio pode ser feito em qualquer época do ano nas regiões mais quentes, desde que sejam irrigadas na seca. Nas regiões frias devem ser transplantadas no verão.

Dicas de manejo da Pimenta Dedo-de-Moça

Tratam-se de plantas que gostam de climas tropicais. Assim, em regiões mais frias, essa é a época ideal para o plantio.

Faça a poda após o período de frutificação e no caso de colheitas contínuas. A prática deve ocorrer logo que a produção tenha cessado. A poda estimula o rebrotamento e a produtividade da planta.
A pimenteira pode produzir por vários meses, mas isso depende de condições favoráveis, como temperatura, fertilidade e variedade da espécie utilizada. Em geral, a colheita leva de 50 a 55 dias após a floração. Em locais de temperaturas mais elevadas, o desenvolvimento da pimenta é mais rápido.
As pimentas apresentam diferentes pontos de colheita, de acordo com cada tipo, região de cultivo e época do ano. O ciclo da cultura e o período de colheita são afetados diretamente pelas condições climáticas e pelos tratos culturais, como adubação, irrigação, incidência de pragas e doenças, e a adoção de medidas de controle fitossanitário.

De maneira geral, o ponto de colheita ideal das pimentas é determinado visualmente, quando os frutos atingem o tamanho máximo de crescimento e o formato típico de cada espécie e a cor específica.


Como fazer mudas de Pimenta

As mudas podem ser feitas em bandejas de isopor ou plástico, com 128 células (maiores) ou em copos plásticos (usados), esses de 200 ml.

Para preenchimento das bandejas ou copos, não deve ser usado terra, quando for plantar, deve ser utilizado substrato comercial (Bioplant ou outros confiáveis), que podem ser adquiridos em qualquer casa agropecuária.

Caso queira fazer mudas sem a utilização de insumos comerciais, o substrato pode ser feito utilizando uma mistura de Composto Orgânico, com casca de arroz carbonizada.

No caso da fabricação própria de substrato, esse tem de apresentar algumas características necessárias, como segurar a umidade e agregar-se quando colocado na bandeja, devendo fornecer água e aeração às raízes.

0 comentários: