No jardim ou no vaso, aprenda a cultivar pimentas em casa

No Brasil, são cultivadas pimentas ardidas como a famosa pimenta malagueta, a cumari-do-pará e a dedo-de-moça, mas se produz também as menos picantes, a exemplo da pimenta-de-cheiro, a cambuci ou chapéu-de-frade e a biquinho. E todas essas variedades podem ser plantadas em casa, em jardins ou vasos, desde que sejam seguidas recomendações básicas de plantio e cuidados, por exemplo, com a rega e poda.
De acordo com a especialista e pesquisadora da Embrapa Hortaliças, Claudia Silva da Costa Ribeiro, a pimenteira é uma planta de sol pleno, sensível a baixas temperaturas e intolerante a geadas, por isso deve ser cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura.
Esse clima quente favorece a germinação, o desenvolvimento e a frutificação ao contrário das baixas temperaturas que provocam queda de flores e frutos, e alteram a ardência e a coloração dos frutos. Dessa forma, se a escolha for colocar a planta dentro de casa, coloque-a em um local que receba luz solar direta.
Como e onde plantar
As mudas de pimentas podem ser compradas em viveiros de produção de mudas de hortaliças ou em supermercados e floriculturas. "É importante saber a procedência da muda, pois as pimentas de vasinhos podem apresentar altos índices de agrotóxicos", alerta a paisagista Anna Saraceni.  
Adquirida a muda, é necessário transplantá-la para um vaso maior com aproximadamente 30 cm de diâmetro, mantendo o torrão de terra em torno das raízes, a fim de protegê-las. Após o transplante, molhe a terra. 
Outra opção é fazer a muda diretamente em vasos de 28 a 30 cm de diâmetro. Para isso, é preciso preenchê-los com terra vegetal e em seguida, semear duas a três sementes em cada vaso, a uma profundidade de um centímetro. Nesse caso, quando as mudas apresentarem de duas a quatro folhas definitivas, corte com uma tesoura as mudas menos vigorosas, com o cuidado de deixar uma muda por vaso.
Opte por vasos que 
tenham furos no fundo 

para uma melhor drenagem 
da água da rega
Em relação ao tipo de solo, o mais adequado é de textura média, que não seja muito argiloso nem muito arenoso. Para o plantio em vasos, providencie aqueles com furos no fundo da peça para a água da rega não acumule e acabe apodrecendo as raízes.
Por sua vez, a adubação orgânica, especialmente com esterco animal curtido, é benéfica e deve ser incorporada e misturada ao solo algumas semanas antes do plantio.
Zelo com a pimenteira
Rega: sempre que a superfície da terra estiver seca, é hora de regar, sendo que os melhores horários são no início da manhã e no final da tarde, em quantidade suficiente para que se inicie um gotejamento na parte inferior do vaso. 
Poda: o ideal é aparar os ramos da pimenteira após a frutificação e colheita para estimulá-la a brotar e produzir novamente. Caso queira reduzir o desenvolvimento exagerado das plantas, elimine as brotações laterais da planta, abaixo da primeira bifurcação. 
Amparo à pimenteira: Em plantas com grande carga de frutos é importante amarrar a pimenteira a uma estaca de bambu fina fincada no solo, a fim de conduzir o crescimento vertical da planta. 
Com esses simples cuidados, você terá em casa pimentas sadias e prontas para serem consumidas enquanto a planta estiver em período de produção (frutificação). Logo após esse tempo, a planta produzirá novas flores e em consequência mais frutos, mas também vai envelhecer e reduzir sua produção. "Quando isso acontecer, ela então poderá ser substituída por uma nova planta", aconselha Ribeiro. O ciclo de vida de uma pimenteira, se bem cuidada, pode durar até um ano.

0 comentários:

Como Cultivar Pimentas Malagueta


Pimentas são plantas da família Capsicum Annum. Entre elas estão: dedo de moça, ancho, cayenne, jalapeño, habanero e pimenta banana. Pimentas podem ser cultivadas em qualquer lugar, mas preferem locais ensolarados e de clima quente. Depois de cultivar essas plantas e curtir o maravilhoso sabor de uma pimenta, você irá se perguntar por que não fez isso antes.


1
Escolha uma variedade de pimenta. Pimenta é uma planta maravilhosa para se cultivar porque existe em uma imensa variedade de cores, tamanhos, sabores e níveis de ardência. Pimentas podem ser anuais (devem ser replantadas a cada ano) ou perenes (continuam produzindo sempre). Há três tipos principais de pimenta: doce, ardida e ornamental. Todos os três tipos têm algum nível de ardência, mas as pimentas doces são as mais fracas. Ornamentais possuem lindas cores e formas (mas podem ser bem ardidas). As pimentas ardidas são usadas principalmente por sua ardência e sabores intensos.
  • As cores das pimentas vão de verde, amarelo, laranja e vermelho, até roxo e quase preto. Mas a cor não tem uma relação direta com o sabor ou a ardência de cada pimenta.
  • Visite um produtor local para descobrir que variedade se adaptará melhor às condições da sua região.
  • Certas pimentas são usadas em receitas exclusivas de algumas partes do mundo. Por exemplo, a pimenta Serrano é usada em pratos mexicanos, enquanto a Calcutá é usada em curries asiáticos.
2
Encontre o melhor local para plantar. Pimentas são plantas que adoram calor e por isso crescem melhor em áreas bastante ensolaradas. Escolha uma parte do seu jardim que recebe sol sempre ou pelo menos na maior parte do dia. Se você vive em uma área deserta, talvez precise de um espaço com alguma sombra para que as pimentas não queimem ao sol. Se você vive em uma região que chove muito, tente encontrar um local que pegue sol com um bom escoamento. O excesso de água pode afogar os pés e acabar produzindo menos pimentas.
3
Decida se você vai começar a produzir pimentas em estufa. Se você não vive em uma região boa para produzir pimenta (próximo da linha do equador), então é possível produzir pimenta em estufa, em vasos, durante o inverno, e depois transplantá-las na primavera, quando o tempo começa a esquentar. Embora você possa plantar as sementes diretamente no solo, há mais chances de elas brotarem se forem iniciadas na estufa e depois transplantadas.
  • Você pode plantar pimentas usando sementes ou mudas, mas você terá mais variedades usando sementes.
  • Começar a produzir muda é simples. Apenas planeje com antecedência de 6 semanas antes da data de transplantar as pimentas para fora.
4
Corrigindo seu solo. O solo do seu jardim pode precisar ser alterado para que possa produzir pimentas maiores e mais suculentas. Pimentas preferem solo com uma boa drenagem e cheio de nutrientes. Misture um pouco de areia no solo para ajudar a drenar melhor e coloque adubo umas semanas antes de plantar. Você notará um crescimento mais rápido se acrescentar uma quantidade de potássio e um pouco de nitrogênio também. Procure um fertilizante que tenha muito potássio e um pouco de nitrogênio (uma mistura 0-20-0).
  • Teste o pH do seu solo e determine se você precisa fazer mais ajustes. Pimentas gostam de solo neutro ou um pouco ácido, com pH de 6,5 a 7.
  • Quanto antes você preparar o seu solo, melhor será o crescimento das suas pimentas.
5
Prepare as sementes. Para ajudar a semente a brotar, você pode encharcá-las para amolecê-las. Encha um recipiente com água morna e coloque as sementes dentro. Deixe-as mergulhadas por 24 horas e depois escorra e espalhe as sementes para secar. Espere para plantá-las só quando estiverem completamente secas, geralmente depois de 10 ou 12 horas.
  • Se você quer acelerar um pouco mais o processo de germinação, mergulhe as sementes em chá de camomila em temperatura ambiente ao invés de água.
6
Plante as sementes em pequenos recipientes. Você pode comprar bandejas de mudas ou simplesmente usar vasos individuais. Encha cada bandeja com a sua terra (já preparada com fertilizante e adubo). Depois, coloque uma semente em cada espaço, aproximadamente a 1 cm de profundidade.
7
Regue as sementes. As sementes precisarão ser regadas diariamente para que o solo continue úmido sempre. Coloque bastante água logo que plantar e depois continue molhando com uma colher de chá a cada dia.
8
Coloque-as em um lugar quente e com luz do sol. Se você já plantou antes, talvez já tenha uma lâmpada para aquecer. Lâmpadas são perfeitas para ajudar suas sementes a brotarem mais rapidamente. Se não tiver, coloque suas sementes em um local que receba bastante luz do sol e muito calor, como uma janela. Apenas cuide para que elas não fiquem em um lugar nem muito quente nem muito frio, pois as duas coisas prejudicam o crescimento.
9
Observe as sementes brotarem. Levará alguns dias ou algumas semanas para elas brotarem. Primeiro aparecerão um par de folhas, conhecidas como “folhas de semente”. Em seguida, um segundo par de folhas brotará. Essas são conhecidas como folhas de verdade e indicam que as mudas estão prontas para serem transplantadas. Você pode esperar elas crescerem mais e a temperatura aumentar lá fora, ou pode plantá-las assim que as folhas de verdade aparecerem. 
10
Aclimate suas mudas. Sementes que brotam dentro de casa ficam acostumadas a temperatura constante com pouca variação. Quando vão para fora, podem sofrer um choque com a variação de temperatura, níveis de umidade e mudanças da luz do sol. Aclimate-as, colocando os vasos ou as bandejas para fora por algumas horas a cada dia. Comece com apenas 2 horas por dia durante uma semana e vá aumentado uma hora a cada dia, até que elas aguentem ficar fora por 24 horas. Nesse ponto, elas aguentarão serem plantadas lá fora sem risco de choque térmico.
11
Plante na hora certa. Espere para plantá-las após as últimas frentes frias da primavera, geralmente por volta de outubro ou novembro, dependendo do clima da sua região. Plante em um dia ensolarado, no final da manhã ou no início da tarde, quando não está tão quente, para evitar o choque de transplantar.
12
Cave os buracos. Pimentas devem ser plantadas individualmente para evitar que fiquem sem espaço, mesmo quando você está plantando sementes diretamente no terreno. Usando uma pazinha, cave pequenos buracos um pouco mais largos que o tamanho das raízes. Os buracos devem ficar a 30 cm de distância um dos outros, mas, dependendo do tipo de pimenta que você está plantando, o espaço talvez precise ser maior. Pesquise sobre a pimenta que você está plantando para descobrir qual o espaçamento ideal para ela.
13
Plante suas pimentas. Coloque cada pé de pimenta em um buraco. Recoloque a terra por cima de modo que apenas 1 cm de terra cubra a raiz ou as sementes. Não bata nem aperte muito a terra quando você terminar, porque os pés de pimenta crescem melhor em terra fofa e com boa drenagem.
14
Regue as pimentas. Pimentas adoram quando o solo está úmido, mas não encharcado. Logo após plantar, molhe bastante para evitar o choque de transplantar. Depois, regue diariamente para manter o solo úmido. Se você está cultivando pimenta doce, você pode deixá-las ainda mais doce, colocando mais água do que o normal.
15
Cuidando das plantas. Levará um mês ou até mais para que os pés de pimenta floresçam e dêem frutos. Então você vai precisar cuidar bem deles durante esse período. Arranque qualquer mato que encontrar, pois eles vão roubando espaço e nutrientes das pimentas. Coloque adubo e fertilizante no solo mensalmente para manter o nível de nutrientes. Você também pode colocar uma camada de serragem sobre a terra para manter úmido e bloquear o mato.
16
Colha suas pimentas. A hora de colher irá variar entre as espécies de pimentas, mas você pode perceber quando estão no ponto pelo tamanho. Pimentas mudam de cor, então, ao menos que você tenha uma boa ideia da cor que a pimenta será, não se baseie na cor para definir se está no ponto. Se você estiver em dúvida se a pimenta está no ponto para colher, experimente. Assim você saberá se ainda precisa esperar um pouco mais ou se está pronta para estrear na sua cozinha.
  • Se você está planejando fazer pimenta em pó ou flocos de pimenta, deixe-as murchar e secar no pé antes de colher.
AVISOS
  • Dê às suas plantas muito espaço para crescerem, pois os pés de pimenta podem chegar a quase um metro de altura.
  • Use luvas quando colher pimenta para não queimar as mãos.
  • Não ponha a mão nos olhos quando estiver mexendo com pimentas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
  • Sementes de pimenta
  • Vasos pequenos
  • Terra para plantar
  • Água
  • Luvas

0 comentários: